HKPRO Forums banner

Alguém tem experiência com a mira de visão noturna Fero Z51?

17K views 24 replies 8 participants last post by  chauncey  
#1 · (Edited)
Pessoal. Tenho a oportunidade de obter uma dessas miras. As análises que vi foram geralmente positivas.

Alguém já usou uma?
Não parece que ninguém, além do atual Secretário de Estado, tenha um rosto comprido o suficiente para encostar a bochecha, nem mesmo encostar o queixo nessa mira.

Alguma análise de uso real?

O que acontece quando você dispara um tiro, o flash da boca afeta a mira? Ela é protegida ou, de outra forma, protege o tubo intensificador?

Obrigado desde já.

Cumprimentos,
Stubb

#2 ·
Excelente mira. Acho que é mais fácil usar meu olho esquerdo com esta unidade ao atirar com a mão direita. É mais ergonômico. O flash da boca do cano não vai machucá-los. Lembre-se, é Zeiss, então você sabe que é de alta qualidade. A resolução também é excelente. Aqui está uma comparação de 10 tiros a 100 jardas do Z51 e um Z24:

Z24:

Image

Image

Z51:

Image

Image

Eu recomendo muito um!!

#3 ·
Excelente mira. Acho que é mais fácil usar meu olho esquerdo com esta unidade ao atirar com a mão direita. É mais ergonômico. O flash da boca não vai machucá-los. Lembre-se, é Zeiss, então você sabe que é de alta qualidade. A resolução também é excelente. Aqui está uma comparação de 10 tiros a 100 jardas do Z51 e um Z24:
Image
Z51:
Image
Essa coisa é enorme. É excessivamente pesada?

#4 ·
Não, na verdade é bastante razoável. Pode pesar cerca de 5 libras, mas isso é uma estimativa. Era bastante avançado para a época em que foi feito (o meu era de junho de 1978) e eles funcionam bem mesmo pelos padrões atuais. Agora, se você quer algo gigantesco, experimente o antecessor do Z51, o B8V:

Image

#10 ·
Assim como os P7, eles reformaram o interior antes de vendê-los, mas o exterior geralmente foi deixado sozinho ou refeito de forma descuidada.

#11 · (Edited)
Pergunta, no entanto. Não há nenhuma maneira possível, a menos que eu tivesse um rosto como o atual Secretário de Estado, o Honorável John Kerry, que eu pudesse possivelmente conseguir um apoio de bochecha nesta coisa. Também, parece que é preciso pressionar a sobrancelha, ou os ossos orbitais do olho, contra a ocular de borracha, e inclinar-se para o dispositivo para abrir uma espécie de anteparo na extremidade ocular desta coisa. Será que esta coisa vai quebrar meu crânio quando eu atirar com ela? Como diabos se segura o rifle e atira com a cabeça no ar, longe da coronha?

Obrigado.

ETA: Fotos.

#12 ·
Sim, bate um pouco na sua cabeça quando você usa, mas não é ruim. É mais assustador do que qualquer outra coisa e você se acostuma. Descobri que funciona melhor para mim se eu atirar com a mão direita, mas usar meu olho esquerdo. Por outro lado, se eu atirar com a mão esquerda, uso meu olho direito. Isso me permite apoiar o queixo na coronha e obter um bloqueio sólido. Eles os usaram por muitos anos, então eles devem funcionar bem o suficiente. Um amigo meu estava na Bundeswehr nos anos 70 e 80 e fala muito bem do Z51. Pessoalmente, adoro a unidade... leva um pouco de tempo para aprender sua própria técnica de tiro com ela. Então, isso se torna uma segunda natureza. Lembre-se, o equipamento alemão geralmente força você a se conformar com ele, e não o contrário.

#13 ·
Obrigado Wilhelm. Tentarei resolver algo.

Próxima pergunta idiota, talvez eu poste em outro lugar, mas eu me pergunto se existe algum tipo de tinta que impeça o infravermelho que eu possa colocar no rifle? Algum tipo de roupa resistente ao infravermelho ou algo que se possa usar. Estou impressionado com o campo de visão e a clareza dos objetos sob a luz do luar a distâncias bastante longas.

Esta é minha primeira luneta de visão noturna e gosto de aprender coisas novas.

#14 · (Edited)
Eu também tenho Z-51. Parece-se com o seu Stubbi. Tubo exterior riscado. Eu quebrei a fixação da tampa da lente da primeira vez que a removi. Borracha velha e quebradiça... O vidro está perfeito. A visão noturna é muito boa. Devido às preocupações com a exposição à luz, não o liguei se a lua estiver no céu. Mesmo a neve parece ser luz demais. Concordo com a visão vesga. Atirador destro, meu olho esquerdo se encaixa bem e pode empurrar a concha para abrir. Assustador pensar no recuo, acho que há muita borracha, confiar na engenharia alemã? Alguém encontrou uma fonte para o tubo intensificador? Em algum lugar neste site, eu vi o número da peça identificado? Poderia ser substituído se você pudesse encontrar um? Ou Wilhem, você menciona que eles foram recondicionados antes de serem desativados. Você acha que o desempenho que vemos é tão bom quanto pode ser?

#15 ·
Acredito que eles foram trazidos para novas especificações antes de serem vendidos, então eles são tão bons quanto podem ser. Você pode usá-lo com a lua cheia sem preocupações, você só pode ter que ajustar a sombra um pouco.

#16 ·
Wilhelm, como é que se ajusta a sombra? Há um anel de focagem para que o olho possa ver o pequeno ecrã de televisão no interior, um botão de focagem para focar a coisa num alvo, um botão de brilho que torna as referências de mira mais brilhantes ou mais suaves, e uma espécie de reóstato de ligar/desligar que torna a televisão mais brilhante ou menos. A única sombra que consigo ver é o dispositivo de borracha que se encaixa na lente objetiva para a proteger, e tem 3 pequenos orifícios para permitir que entre luz suficiente para mirar a coisa durante o dia, suponho.

#18 ·
Fico feliz em ajudar, Alembic!

stubbicat, A coisa do reostato de ligar/desligar é o tom. Ele não ajusta o brilho da tela de visualização, ele coloca um protetor solar interno (por falta de palavra melhor) na frente do tubo intensificador. Quanto menos luz ambiente você tiver, mais você gira o botão e, assim, levanta o protetor solar interno. Pense nisso como óculos de sol internos. Sim, a tampa da lente é deixada no lugar para uso diurno. Você só liga a chave liga/desliga/tom no sol forte. Nesta configuração, o protetor solar interno está totalmente abaixado. Se estiver ensolarado, é assim que você o deixa. Se estiver nublado, você ajusta o protetor solar interno para cima até obter uma boa imagem. Não há uma fórmula definida para isso. Você o define de acordo com as condições ambientais e sua preferência. Sempre, lembre-se que, embora estas unidades TENHAM um corte automático se muita luz entrar no tubo, é primitivo em comparação com a tecnologia de hoje, então VOCÊ PODE E VAI queimá-lo se fizer algo como remover a tampa da lente enquanto o tubo estiver ligado durante o dia. NUNCA remova a tampa da lente quando houver energia no tubo. Isso inclui vários minutos DEPOIS que ele for ligado na posição desligado. Para estar seguro, espere pelo menos dez minutos depois que a energia for desligada antes de remover a tampa da lente durante o dia ou em um espaço iluminado à noite.

#20 ·
OK. Wilhelm, outros:

Indo para o campo de tiro para fazer a mira. Para que lado se viram os parafusos sextavados para ajustes de elevação e vento, e qual parafuso faz qual função? O manual traduzido para o inglês sugere que o de cima é o vento, e o da lateral é a elevação, o que seria contrário à configuração de todas as outras miras que já usei.

Obrigado antecipadamente, pessoal.

#23 ·
Sim, eu removo aquela peça de borracha do olho quando atiro com a minha. Tenho que tentar atirar com o meu outro olho e ver como isso funciona, estas miras são incríveis num dia de luar, consigo ver a mais de uma milha com clareza, como se fosse dia, tentei acertar a minha, mas já estou no limite e está a disparar cerca de 2-3 polegadas abaixo a 100 jardas, ainda não fiz um teste de precisão, mas vou tentar em breve.