Acho que há algum mal-entendido.
Primeiro, a precisão de um cano não é mágica. Começa com a forma como o cano é feito, o aço usado, etc. Elementos que afetam a precisão são o furo, a câmara, a coroa, a tensão durante a fabricação do cano e, claro, o desgaste. Ao aprimorar um cano, o foco especial é direcionado para como o furo é cortado, como a câmara é cortada e como a coroa é cortada, bem como protegida. A precisão também tem a ver com o perfil do cano e as harmônicas resultantes. Você quer um perfil de cano, ou seja, rigidez, que resulte nas harmônicas que realmente não afetam a precisão. Você também pode ajustar a munição às harmônicas do cano, de modo que a bala saia do cano no momento em que o cano está se movendo mais lentamente.
Só porque um cano é aprimorado, não significa que ele seja frágil e se desgaste mais rápido com o uso normal.
Com base na minha experiência com o HK416 e o HK417, os canos são de ótima qualidade. São canos muito limpos, são armas precisas, provando que foi tomado muito cuidado ao fazer os canos. Eles também são cromados, sem efeito negativo aparente na precisão. Tivemos alguns problemas com nossa munição padrão de núcleo de aço 7,62, onde o estojo às vezes ficava preso, resultando em alguns incidentes em que a borda foi arrancada durante a extração. Mudamos a munição e isso resolveu o problema.
Quanto ao porquê da Bundeswehr querer cromagem, quem sabe. Só porque não faz sentido para vocês dois, isso não é sinônimo de não fazer sentido do ponto de vista da aquisição. Pode ser que o cano ainda atenda aos requisitos de precisão para o contrato. Pode ser que eles tenham tido problemas com corrosão ou desgaste durante os testes com o cano não revestido. Quem sabe? Há muitos mais fatores em jogo quando se trata de aquisição e teste de armas, e criticar o processo sem fazer parte dele é uma forma pobre, na minha opinião. Como eu disse, as coisas podem não fazer sentido do ponto de vista operacional, mas fazem sentido do ponto de vista logístico/aquisição.
E para o HK417 que não atendeu aos requisitos de precisão, alguém sabe qual versão estava competindo pelo contrato? Eu presumo que era a arma de 16", mas ela tinha um cano padrão ou aprimorado?
Além disso, sobre cromagem e efeito negativo na precisão. Alguém tem um bom link onde isso é comprovado além de qualquer dúvida? Estou com dificuldades para encontrar bons dados empíricos que comprovem a afirmação. E se isso prejudica a precisão, quanto pior é? É perceptível? Também acho que as técnicas de aplicação de cromagem são muito melhores agora do que eram há 30-40 anos.