HKPRO Forums banner

Novo proprietário do C308 e já tenho uma pergunta

14K views 25 replies 8 participants last post by  Kidasters  
#1 ·
Olá pessoal -

Acabei de comprar um Century C308. Fui atraído pelo C308 por duas razões - 1) é bastante barato e 2) tenho muitos 0,308 extras espalhados pela casa. Parece um ótimo rifle para apenas atirar os cartuchos .308 que não quero usar no Ruger. Tenho comprado móveis novos para o meu C308, pois gostei muito da configuração de guarda-mão/bípode larga no HK normal. Recebi o guarda-mão pelo correio hoje, e parece que não vai caber. Por alguma razão, perto do pino de desmontagem frontal, é como se houvesse uma faixa extra de material, e isso não permite que o guarda-mão se encaixe.

Alguém sabe se eu estraguei tudo? Ou este guarda-mão vai caber neste rifle? Por favor, me avisem.

Obrigado,

Ken

#4 · (Edited by Moderator)
Bem - eu olhei para isso novamente esta manhã - lado a lado. Tenho certeza de que não vai caber sem modificações significativas na peça HK.

As diferenças:

A peça Century é mais larga para acomodar a "árvore tripla" da mira frontal, do tubo de carregamento e do cano. A peça HK é mais rente. A guarda-mão Century tem um entalhe na parte inferior que corresponde a uma chave de alinhamento na árvore tripla. Não há entalhe na peça HK.

[material edited out by moderator.]

Droga.

Ken

#6 · (Edited)
Bem - eu olhei para ele novamente esta manhã - lado a lado. Tenho certeza de que não vai caber sem modificação significativa na peça HK.

As diferenças:

A peça Century é mais larga para acomodar a "árvore tripla" da mira frontal, do tubo de armar e do cano. A peça HK é mais rente. A guarda-mão Century tem um entalhe na parte inferior que corresponde a uma chave de alinhamento na árvore tripla. Não há entalhe na peça HK.

[material editado pelo moderador.]

Droga.

Ken
Leva apenas cerca de meia hora a uma hora no máximo para modificar o guarda-mão com uma ferramenta Dremel. É super fácil. Outra opção é modificar a árvore tripla, moendo o anel do C308 em vez de alterar o guarda-mão.

Alguns PTRs também exigem uma ligeira modificação no guarda-mão. Modifiquei dois guarda-mãos largos para caber em Cetmes e dois para caber nos PTRs JLD mais antigos com o cano pesado.

Se você tiver um guarda-mão alemão caro com código de data, poderá vendê-lo e comprar um guarda-mão POF quando a RTG os colocar de volta em estoque.

#7 ·
Obrigado pessoal.

Bem - pode mudar mais tarde, mas agora, não estou entusiasmado com a modificação do antebraço ou da mesa. Talvez em algum momento, mas não agora. É uma pena, porque o antebraço largo com o bipé dobrado tão rente fica muito bom.

Por outro lado - se eu não conseguir vender, talvez mude de ideia. Veremos depois de uma semana.

#10 · (Edited)
Bem - eu olhei para isso mais um pouco, e acho que é mais do que trocar a árvore tripla. Acho que teria que trocar o cano, ou moer o "anel" do cano. Definitivamente não quero fazer isso.
Eu acho que você está pensando demais nisso. Centenas, senão milhares de caras fizeram essa mesma modificação. Ou moer o anel ou moer o interior do antebraço. Modificar o antebraço é o mais fácil. É realmente muito fácil. Também sem ofensa, mas este é um C308, provavelmente nunca valerá o que você pagou por ele, a menos que o pior aconteça e leis rígidas contra armas estejam se aproximando. Não me entenda mal, Cetmes são boas armas quando são montadas corretamente, eu tive duas delas.

O antebraço largo é uma grande melhoria e vale a pena modificar. Ele se encaixa melhor na mão, é mais frio, permite a fixação de um bipé e, na minha opinião, parece melhor. Outra coisa a ter em mente é que, se você decidir vender o antebraço em vez de modificá-lo, provavelmente receberá menos do que custou.

#13 · (Edited)
Obrigado pessoal. Decidi ficar com ele. Estou apenas sendo preguiçoso e não quero tirar a dremel. É sempre mais fácil quando você pode simplesmente encaixar as coisas, em vez de ter que modificá-las.

Não estou preocupado com o valor. Novamente - eu comprei para atirar .308 que eu não quero atirar através do Ruger.

Só terei que parar de ser preguiçoso e instalá-lo.

PS - Atlantic também está sem guarda-mãos.

#15 · (Edited)
Atualização: Pessoal - obrigado pelos comentários e conselhos. Peguei a dremel esta manhã. Depois de cerca de 3 horas de moagem cuidadosa, ajuste, moagem, xingamentos, moagem e tal - o guarda-mão está preso. É bom e confortável. O pino de desmontagem é bom e confortável. Estou muito feliz. Esta é uma atualização fantástica em relação àquele guarda-mão pequeno e fino.

Mods:
Grupo de gatilho Bill Springfield match
SEF inferior (todo em metal), com interruptor de segurança HK
Pino de disparo de titânio e mola nova
Freio de boca Alumalite A2
Holosun red-dot

Eu tenho o Tac Latch da HKParts para instalar ainda, mas com a folga em torno do poço da revista, vou ter que fazer mais moagem, e eu simplesmente não estou com vontade hoje.

#20 ·
Atualização: Pessoal - obrigado pelos comentários e conselhos. Peguei a dremel esta manhã. Depois de cerca de 3 horas de moagem cuidadosa, ajuste, moagem, xingamentos, moagem e tal - o guarda-mão está preso. É bom e confortável. O pino de desmontagem é bom e confortável. Estou muito feliz. Esta é uma atualização fantástica em relação àquele guarda-mão magro.

Mods:
Grupo de gatilho de partida Bill Springfield
Parte inferior SEF (todo em metal), com interruptor de segurança HK
Pino de disparo de titânio e mola nova
Freio de boca Alumalite A2
Holosun red-dot

Ainda tenho o Tac Latch da HKParts para instalar, mas com a desleixo em torno do poço da revista, vou ter que fazer mais moagem, e simplesmente não estou com vontade hoje.

View attachment 131690
Ótimo trabalho, cara, parece bom! Fico feliz que você esteja satisfeito com o guarda-mão, imaginei que você gostaria.

Se você não conseguiu a versão específica do PTR do Tac Latch, ainda deve ser capaz de fazê-lo funcionar, mas pode levar um pouco de trabalho extra. Eu os instalei em dois Cetmes e dois dos JLD PTRs porque eles não tinham a liberação do carregador de remo na época.

Aqui está um link para um tópico que escrevi sobre o Tac Latch II:

TAC-LATCH II Paddle Mag Release

Eu originalmente tinha fotos no tópico, mas o Photo Bucket as matou. Eu ainda posso tê-las no meu computador. Se você precisar delas, me avise e eu tentarei postá-las para você.

#18 · (Edited)
The one they said would work on HK's, PTR's, CETME and most clones.
Contrary to HK Part's listing, Tac-Latch makes a PTR specific version that requires less grinding to fit. As the area where the release fits on a PTR is slightly different then HKs.

#22 ·
If you could post your pics, that would be great.

From the HKParts website, it seems like you just punch out the roll pin on the mag release button, remove the mag holder, install the new one with the tac-latch and you are done.
If you are VERY lucky that is how it goes....but there is almost always some Dremeling involved.

#23 ·
A propósito - levei a arma para o estande hoje. Levei 2 tipos de munição comigo - Hornaday 165 gr e MagTech 150 gr. Queria zerar o Holosun Red Dot (ponto de 2 MOA).

Comecei na área de 50 jardas só para aproximar o ponto vermelho. Uau - a magtech é uma munição horrível. Fuliginosa e falhou na ejeção todas as vezes. Acabei colocando tudo de volta na sacola e atirando apenas com hornaday. O que resultou em um dia curto, já que só trouxe cerca de 50 cartuchos de Hornaday comigo.

Eu estava atirando em grupos de 2 a 3 polegadas a 50 jardas, o que na verdade se traduziu em grupos de 4 a 6 polegadas a 100 jardas com o hornaday. O que - eu acho - é decente para um rifle de combate. Só consigo atirar em um grupo de 2 polegadas com meu Ruger a 100 jardas, então tenho certeza de que parte do problema foi o operador e não o rifle.

A única coisa que não gostei do rifle, além da má munição, foi que não é fácil trocar os carregadores. Espero que o Tac-Latch resolva isso. E - acho que o bipé que tenho não é um bipé HK autêntico. Ele se movia muito quando eu estava atirando. Talvez eu tenha que procurar um novo.

Estou muito feliz com o rifle, no entanto.

#25 ·
A propósito - levei a arma para o campo hoje. Levei 2 tipos de munição comigo - Hornaday 165 gr e MagTech 150 gr. Queria calibrar o Holosun Red Dot (ponto de 2 MOA).

Comecei na área de 50 jardas só para aproximar o ponto vermelho. Uau - a magtech é uma munição horrível. Fuliginosa e falhou a ejeção todas as vezes. Acabei por colocar tudo de volta na bolsa e só atirei com hornaday. O que resultou num dia curto, já que só trouxe cerca de 50 cartuchos de Hornaday comigo.

Eu estava a disparar grupos de 2 a 3 polegadas a 50 jardas, o que na verdade se traduziu em grupos de 4 a 6 polegadas a 100 jardas com o hornaday. O que - eu acho - é decente para um rifle de combate. Só consigo disparar um grupo de 2 polegadas com o meu Ruger a 100 jardas, por isso tenho a certeza de que parte do problema foi o operador e não o rifle.

A única coisa de que não gostei na espingarda, além da má munição, foi que não é fácil trocar de carregadores. Espero que o Tac-Latch resolva isso. E - acho que o bipé que tenho não é um bipé HK autêntico. Ele se moveu muito quando eu estava a disparar. Pode ser que eu tenha que procurar um novo.

Estou muito satisfeito com a espingarda, no entanto.
Com um ponto de 2MOA, será difícil obter grupos mais apertados, pois o próprio ponto cobrirá uma área maior do que aquela que você está a tentar atingir. Os pontos vermelhos são ótimos para disparos rápidos, mas não tanto para grupos apertados. Se você comprar ou emprestar uma luneta (não precisa ser cara) com uma retícula fina e disparar alguma munição Hornady Steel Match, verá seus grupos encolherem, aposto.

Mesmo os bipés HK "reais" se movem. É a natureza da fera.

#26 ·
TG308 - Obrigado pelas fotos. É exatamente o que eu pensei que teria que cortar/moer. Esse é meu próximo projeto.

Steve - Sim, eu sei. Tenho outra luneta por aí, e provavelmente poderia fazer o que você está falando. Mas, para mim - está perto o suficiente por enquanto. Eu aprecio o feedback sobre o bipé. Eu estava prestes a comprar um diferente. Agora - em vez disso, talvez eu apenas o remova e use os sacos de areia da próxima vez que eu estiver no estande.

Depois que eu encaixar o tac-latch, parece que tudo o que preciso fazer é comprar mais munição!